(Por Murilo Gun)
Li uma crônica sobre a teoria do sorvete Napolitano, dizia os consumidores de sorvete serem divididos em duas personalidades: morangos e chocolates.
Os 'morangos' consumiam sorvetes de fruta como maracujá, abacaxi ou limão.
Os 'chocolates' gostam mais dos cremosos como leite condensado, doce de leite ou creme.
Raros (3,8%) dos pedidos, eram de sorvete de chocolate com morango. E a maior incidência deste, é entre jovens, talvez porque ainda não definiram bem sua personalidade.
Isso justifica o sucesso do Napolitano, o sabor mais vendido, ele agrada a todos, morangos e chocolates, gregos e troianos.
Observando o consumo do sorvete, pode-se notar que os sabores nunca descem de forma uniforme no pote. A explicação é que, quando chega um 'morango', o nível do lado do morango desce bruscamente, até que chega um 'chocolate' e desnivela para o lado do chocolate.
Essa é a explicação pela qual os sabores são dispostos em tiras finas e longas no pote. Para que cada personalidade possa pegar uma quantidade mais longa do seu sabor preferido. Se a combinação fosse bem aceita, os sabores seriam dispostos em tiras grossas e curtas para que fosse possível pegar tiras finas e longas com todos os sabores.
Um segredo que poucos sabem: o Napolitano original era composto só de morango e chocolate. Mas os consumidores reclamavam que não conseguiam pegar o seu sabor sem misturar com o sabor vizinho. Por isso é que colocaram aquele sorvete branco (que não se sabe até hoje se é baunilha, creme ou coco) no meio. Trata-se meramente de um separador.
A teoria é muito interessante, convenhamos! É como separarmos o bem do mal... o frio do quente... morango e chocolate, quando na verdade nada é uma coisa ou outra mas, resultado da mistura de sabores.Mídia, se estiver me ouvindo, seja o separador!
8 comentários:
Muito interessante essa análise sobre o morango e o chocolate (confesso que sou mais morango rsrs), e também pelo fato dessa análise sobre a distribuição entre "Tiras" torna bem coerente essa concepção o que é bem intrigante, mas não intragável.
Mas partindo para o propósito desse blog, acredito que se hoje inventassem um sorvete para a mídia, ele teria apenas uma cor e seria bem verde e caro.
Oi Mariana,
Muito legal esse post! Um estilo "Guia dos Curiosos".
Achei hiper interessante.
Eu sou morango (tô impressionada com a teoria).. rs
Bjos,
Adorei o texto.....aqui em casa funciona assim: compramos napolitano. Eu como o chocolate, minha irmã o creme e o morango sobra para meu pai. Mas é apenas uma questão de economia de dinheiro (e também de dieta, imagine eu comer um pote inteiro de chocolate!!).
Boa sorte com o blog!
Eu gosto de sorvete.
oi, Mariana
muito bom mesmo o texto.r.s.
eu sou chocolate!!!
aproveito pra atualizar o endereço do meu blog:
http://pensandomidiaepoder.blogspot.com
beijos
Então Mari... coincidência ou não, gosto mais daquele que fica no meio rss...
Beijos minha intelectual preferida
Muito interessante esse texto, essa teoria do sorvete, nunca tinha feito esta observação...adorei.
Bjs
Opa, legal q curtiram a crônica. Tem outras crônicas minhas em http://www.cotidianus.com.br
Postar um comentário