03/03/2010

Tatuagem: arte ou produto?

O que já foi resquício cultural dentro de tribos exclusas e que já viajou mares através da pele dos marinheiros, seja contando uma história, marcando presidiários ou eternizando memórias, a tatuagem se transformou em movimento artístico marginal para, depois de cinquenta anos no Brasil, se tornar mais um produto da indústria cultural. Isso, com direito a participação especial em desfiles da Chanel, tida como ícone de referência da moda e exposição nas novelas e reality shows em horários nobres da tv aberta.

O que tinha como característica principal o fato de ser tão temporal quanto nossa existência, atualmente dá um jeito de ser tão removível e superficial como um adorno qualquer.

Entre a questão efêmero ou eterno, a tatuagem, hoje, cultura de massa, passa por um processo de moda com direito a mudança de coleção.

Esse é o tema do meu estudo para a produção da minha monografia na pós-graduação em Comunicação e queria a opinião dos tatuados ou não sobre o assunto. Qual é o destino da tatuagem?

6 comentários:

M. disse...

Acredito sim que para certos grupos - cultural e monetariamente falando - tatuagem é sim algo da moda. Por exemplo..tatuagens de fadinhas na lua, golfinhos ao pôr-do-sol, tribal na barriga, isso já atingiu os populares e a moda agora é tatuar nomes dos filhos/cônjuge nos antebraços.
Mas para grupos realmente instruídos, admiradores de arte e pessoas que possuem ideais reais e concretos, tatuagem é arte, história e marco de vida. Jamais produto ou modinha.

beijo Mariii

Anônimo disse...

Acho que o interessante desse tema é primeiro avaliar o fator principal humano: ESTAR FELIZ CONSIGO MESMO.
O fato de uma pessoa fazer tatuagem por ser módinha, ou escrever o nome da mãe, cônjuge, etc., é uma coisa pessoal de cada um.
Ser hipócrita e julgar alguém por ter uma tatuagem porque está na móda, é não se enxergar primeiramente no espelho, pois todos nós seguimos alguma tendência, seja num estilo, até no underground é um estilo e ser contra a móda ja foi móda também (hippies - os desligados). Tatuagem é arte? LÓGICO! Mas pintar uma pintura também é arte e não precisa ser do PICASSO, assim como muitas coisas que podemos dizer "artisticas" inferem um sentido, algum tipo de magia que cada observador procura assimilar a sua maneira. Quem vê o nome do cônjuge no braço da pessoa pode dizer "PUTZ QUE IDIOTA! SEGUINDO A MODINHA" mas pra ele pode ter um sentimento muito grande e pessoal, então é uma questão de respeito e livre arbítrio (isso foi apenas um exemplo). Se um grupo atribui um valor maior ou menor é indiferente, nem um nem outro é melhor por causa disso. É como querer ser "seletivo" quem é seletivo é o mesmo grupo que gosta de estar na móda, pois está adentro de um tipo de grupo "os anti-móda". Costumes e cultura é uma coisa natural e que ao longo do tempo muda, mas julgar sempre foi uma coisa que nunca mudou nas pessoas.

Mai disse...

Qndo falamos de comportamento podemos levar para os dois lados, aqueles que seguem piamente a moda e compram looks montados de vitrines veem a tatuagem como mais um dos seus produtos de moda. Mas para aqueles que tem estilo proprio e consciencia corporal a tatoo é mais uma parte do seu corpo e estilo q tem um bom motivo para estar ali...seja ela qual for!

Anônimo disse...

Qndo falamos de comportamento podemos levar para os dois lados, aqueles que seguem piamente a moda e compram looks montados de vitrines veem a tatuagem como mais um dos seus produtos de moda. Mas para aqueles que tem estilo proprio e consciencia corporal a tatoo é mais uma parte do seu corpo e estilo q tem um bom motivo para estar ali...seja ela qual for!

Alexandre Peppe disse...

Acredito que tatuagem é um direito de todos assim como a própria educação, e penso que o significado dela tem sua própria importância para quem a faz... Acho bacana este assunto ser discutido e pesquisado sim.
Tanto pelo contexto histórico, seus significados e suas modernizações como um elemento artístico.

Alessandra Rossi disse...

Não vai mais escrever nessa birosca?